
Treino Direcionado ao Objetivo
Essa abordagem visa aumentar a capacidade do indivíduo de engajar-se em atividades da rotina diária. No treino direcionado ao objetivo, os elementos intensidade e especificidade são palavras-chave para o ganho de habilidades motoras. Nesse sentido, o cliente assume uma participação ativa no treinamento e as atividades escolhidas por ele ou por sua família são treinadas repetidas vezes e de forma específica, o que contribui para a promoção da independência do cliente nas atividades do dia a dia.
Como proposta, o Treino Direcionado ao Objetivo pode acontecer de duas formas:
1. Protocolo Intensivo
Nessa modalidade, os treinos têm duração de 3 horas por dia e acontecem 5 vezes por semana, ao longo de 2 semanas. No total, são 30 horas de treino de atividades específicas escolhidas pelo cliente/família.
2. Treinos Semanais
Os treinos das atividades escolhidas pelo cliente/família têm duração de 1 hora por dia e acontecem duas ou três vezes por semana durante as sessões de fisioterapia e/ou terapia ocupacional.
Alguns exemplos de atividades que podem ser escolhidas para o Treino Direcionado ao Objetivo:
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Preparar a própria refeição
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Uso de talheres durante as refeições
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Tomar banho
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Escovar os dentes
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Vestir roupa
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Calçar e amarrar tênis
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Lavar louça
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Arrumar cama
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Varrer chão
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Fazer transferência da cadeira de rodas para a cama
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Aumentar a qualidade e velocidade da escrita
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Uso de régua e tesoura
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Uso do computador
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Uso de transportes públicos (ônibus)
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Fazer compras em um supermercado
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Pular corda
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Andar de bicicleta
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Jogar vôlei/futebol
Como o Treino Direcionado ao Objetivo pode ajudar você e a sua família?
Essa intervenção tem como propósito favorecer a aprendizagem de habilidades motoras consideradas difíceis por indivíduos que sofreram algum tipo de incapacidade motora ou cognitiva. As atividades escolhidas para o aprendizado podem estar relacionadas a diversos ambientes como casa, escola, local de trabalho e comunidade.
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O envolvimento do cliente, dos pais e cuidadores no processo de identificação das atividades garante que as necessidades e as perspectivas do núcleo familiar sejam consideradas. Dessa forma, é possível engajar ativamente o cliente no processo de reabilitação, uma vez que ele terá motivação para alcançar os objetivos que considera relevantes.
Público-Alvo
Crianças, adolescentes e adultos que deixaram de desempenhar suas atividades básicas de vida diária devido alguma deficiência motora e/ou cognitiva como por exemplo:
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Acidente vascular encefálico
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Paralisia braquial obstétrica
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Paralisia cerebral, dentre outras condições de saúde
