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Treino Direcionado ao Objetivo associado à estratégia educativa 

Essa abordagem segue os mesmos princípios do Treino Direcionado ao Objetivo. Entretanto, aqui, adicionamos a participação ativa dos cuidadores durante os treinamentos das atividades. Durante a prática das atividades, o cliente e o cuidador recebem suporte do terapeuta a fim de que encontrem soluções e alcancem os objetivos que são significativos para a família.

Como proposta, o Treino Direcionado ao Objetivo com Estratégia Educativa pode acontecer de duas formas:

1. Protocolo Intensivo

Nessa modalidade, os treinos têm duração de 3 horas por dia e acontecem 5 vezes por semana, ao longo de 2 semanas. No total, são 30 horas de treino de atividades específicas escolhidas pelo cliente/família.

2. Treinos Semanais

Os treinos das atividades escolhidas pelo cliente/família têm duração de 1 hora por dia e acontecem duas ou três vezes por semana durante as sessões de fisioterapia e/ou terapia ocupacional.

Alguns exemplos de atividades que podem ser escolhidas para o Treino Direcionado ao Objetivo associado à Estratégia Educativa:
  • Preparar a própria refeição

  • Uso de talheres durante as refeições

  • Tomar banho

  • Escovar os dentes

  • Vestir roupa

  • Calçar e amarrar tênis

  • Lavar louça

  • Arrumar cama

  • Varrer chão

  • Fazer transferência da cadeira de rodas para a cama

  • Aumentar a qualidade e velocidade da escrita

  • Uso de régua e tesoura

  • Uso do computador

  • Uso de transportes públicos (ônibus)

  • Fazer compras em um supermercado

  • Pular corda

  • Andar de bicicleta

  • Jogar vôlei/futebol

Como o Treino Direcionado ao Objetivo associado à estratégia educativa pode ajudar você e a sua família?

Essa intervenção tem como propósito favorecer a aprendizagem de habilidades motoras consideradas difíceis por indivíduos que sofreram algum tipo de incapacidade motora ou cognitiva. As atividades escolhidas para o aprendizado podem estar relacionadas a diversos ambientes como casa, escola, local de trabalho e comunidade.

O envolvimento do cliente, dos pais e cuidadores no processo de identificação das atividades garante que as necessidades e as perspectivas do núcleo familiar sejam consideradas. Dessa forma, é possível engajar ativamente o cliente no processo de reabilitação, uma vez que ele terá motivação para alcançar os objetivos que considera relevantes.

Público-Alvo

Crianças, adolescentes e adultos que deixaram de desempenhar suas atividades básicas de vida diária devido alguma deficiência motora e/ou cognitiva como por exemplo:

  • Acidente vascular encefálico

  • Paralisia braquial obstétrica

  • Paralisia cerebral, dentre outras condições de saúde

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