
Treino Direcionado ao Objetivo associado à estratégia educativa
Essa abordagem segue os mesmos princípios do Treino Direcionado ao Objetivo. Entretanto, aqui, adicionamos a participação ativa dos cuidadores durante os treinamentos das atividades. Durante a prática das atividades, o cliente e o cuidador recebem suporte do terapeuta a fim de que encontrem soluções e alcancem os objetivos que são significativos para a família.
Como proposta, o Treino Direcionado ao Objetivo com Estratégia Educativa pode acontecer de duas formas:
1. Protocolo Intensivo
Nessa modalidade, os treinos têm duração de 3 horas por dia e acontecem 5 vezes por semana, ao longo de 2 semanas. No total, são 30 horas de treino de atividades específicas escolhidas pelo cliente/família.
2. Treinos Semanais
Os treinos das atividades escolhidas pelo cliente/família têm duração de 1 hora por dia e acontecem duas ou três vezes por semana durante as sessões de fisioterapia e/ou terapia ocupacional.
Alguns exemplos de atividades que podem ser escolhidas para o Treino Direcionado ao Objetivo associado à Estratégia Educativa:
-
Preparar a própria refeição
-
Uso de talheres durante as refeições
-
Tomar banho
-
Escovar os dentes
-
Vestir roupa
-
Calçar e amarrar tênis
-
Lavar louça
-
Arrumar cama
-
Varrer chão
-
Fazer transferência da cadeira de rodas para a cama
-
Aumentar a qualidade e velocidade da escrita
-
Uso de régua e tesoura
-
Uso do computador
-
Uso de transportes públicos (ônibus)
-
Fazer compras em um supermercado
-
Pular corda
-
Andar de bicicleta
-
Jogar vôlei/futebol
Como o Treino Direcionado ao Objetivo associado à estratégia educativa pode ajudar você e a sua família?
Essa intervenção tem como propósito favorecer a aprendizagem de habilidades motoras consideradas difíceis por indivíduos que sofreram algum tipo de incapacidade motora ou cognitiva. As atividades escolhidas para o aprendizado podem estar relacionadas a diversos ambientes como casa, escola, local de trabalho e comunidade.
O envolvimento do cliente, dos pais e cuidadores no processo de identificação das atividades garante que as necessidades e as perspectivas do núcleo familiar sejam consideradas. Dessa forma, é possível engajar ativamente o cliente no processo de reabilitação, uma vez que ele terá motivação para alcançar os objetivos que considera relevantes.
Público-Alvo
Crianças, adolescentes e adultos que deixaram de desempenhar suas atividades básicas de vida diária devido alguma deficiência motora e/ou cognitiva como por exemplo:
-
Acidente vascular encefálico
-
Paralisia braquial obstétrica
-
Paralisia cerebral, dentre outras condições de saúde
